O autoconsumo por injecção sem o uso de baterias, faz todo o sentido em empresas, dado que as mesmas por norma tem um consumo elevado no período diurno, deste modo conseguimos reduzir uma boa parte da factura de electricidade, baixando desta maneira os custos fixos mensais das empresas. Este tipo de sistemas por norma tem uma amortização curta que ronda os 3 a 5 anos e o sistema dura pelo menos 25 anos.

O consumo duma empresa que use o bi-horário (BTN) ou o tetra-horário (BTE/MT), tem o problema de consumir nas horas de Ponta e Cheia que é as duas tarifas mais caras e que estão presentes das 07:00 até as 20:00H que é o horário normal de consumo de uma empresa, poderá até ter a agravante de Potencia em Hora de Ponta que por vezes pode aumentar em 20% a factura mensal.

Usando um sistema de injecção irá beneficiar em 3 pontos a sua factura:

- Redução dos Kw consumidos pela rede.

- Redução ou anulação da Potência em Hora de Ponta.

- Aumento da Potencia Contratada.

energias-da-terra Autoconsumo por injecção em Empresas

Nesta imagem poderemos ver um sistema de injecção (5Kw) num Externato, onde se pode ver que a instalação está a consumir 6.81Kw/h com um valor horário de 1.58€ hora e o sistema de autoconsumo está a injectar 4.64Kw/h, deste modo estamos a reduzir o consumo em 75%, reduzindo também a potência em hora de Ponta e aumentando do mesmo modo a potência contratada.

A fiabilidade destes sistemas é muito alta tal como a sua duração pode chegar facilmente aos 30 anos, garantia de 12 anos, com um Break-even muito rápido, pouca ou nenhuma manutenção e com ganhos significativos e visíveis desde o primeiro mês de instalação.

Se a sua empresa apenas trabalha 5 dias por semana, fecha 1 mês de férias, tem sazonalidade no consumo ou até tem horas de maior consumo não estará a injectar na rede gratuitamente poderá fazer a injecção do excedente na rede, deste modo em vez de se perder a totalidade dos kw’s Excedentes, poderá vender os kw’s excedentes pelo valor de 0.04€/Kw.

Se reparar na imagem existe um item que diz Exportado, isto quer dizer que houve alguns momentos no dia em que o sistema de autoconsumo ultrapassou o consumo efectivo, logo haverá uma remuneração por parte da EDP pelos Kw’s Injectados.

Para se fazer um estudo de amortização e redução do sistema de Autoconsumo, é muito fácil apenas precisa de nos facultar algumas facturas de electricidade.

error: Content is protected !!